quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Lisboa com Fernando Pessoa - Itinerário 1 - Parte III

Força, mais um pouquinho só e já chegamos!
Continuando o percurso, um pouco mais à frente está a Praça dos Restauradores que tem um obelisco em seu centro, monumento em homenagem à independência de Portugal em relação à Espanha, referindo o seu nome à Guerra da Restauração.


No obelisco estão gravados os nomes e datas das batalhas da restauração, retratando na sua base a vitória e a liberdade.

 
Ao seu lado está o Palácio Foz, construído em 1755/77 para o Marquês de Castelo-Maior, passando a ter o nome atual em homenagem ao Marquês de Foz, que lá viveu no século XIX. Atualmente é um centro de informação turística.
 
Em uma das ruas que sobem ao Bairro Alto está o Elevador da Glória, um funicular que leva passageiros da Praça dos Restauradores às proximidades do Miradouro Pedro de Alcântara, numa subida de 265 metros. Está sempre lotado de turistas, o que se justifica diante do charme de seu estilo antigo.
 
Partindo da Praça dos Restauradores, inicia-se a Avenida da Liberdade, um boulevard construído em 1879/82 no estilo do Champs Elisées de Paris, existindo ali um memorial em homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial.
 
Apesar do trânsito intenso, é um prazer percorrer a avenida, com seus jardins, bancos para descanso e quiosques com mesinhas, sempre cheias no verão.
 
Um pouco à direita, pode-se divisar um outro funicular, o Elevador do Lavra, o mais antigo em funcionamento em Lisboa, que liga a Rua Câmara Pestana ao Largo da Anunciada.
 
Por fim, chega-se à Praça Marquês de Pombal, em homenagem ao nobre que esteve à frente das reformas depois do grande terremoto que assolou a cidade. É chamada de Rotunda e tem uma estátua do marquês, voltada para a Baixa Pombalina.

 
E chega o final o primeiro roteiro indicado por Fernando Pessoa!
Para ver o álbum de fotos completo desse roteiro, basta visitar nossa fanpage:

Nenhum comentário:

Postar um comentário